Uma mc296 nas margens do lago

É o maior palco flutuante do mundo, está instalado no Lago Constance (Áustria) e é lá que decorre o Festival de Bregenz. Largos milhares de espectadores, vindos de todo o mundo, acorrem ao Lago Constance para assistir ao festival. A experiência que estes espectadores colhem deste espaço é difícil de descrever. Duas palavras podem, no entanto, ajudar a resumi-la: imersão total. O Festival proporciona essa experiência única. O que confere então este carácter único ao Bregenz? O  décor natural, certamente, mas também as produções levadas a cabo neste palco, concebidas, visual e acusticamente, para criarem, elas próprias, uma experiência envolvente. A LAWO é uma componente fundamental desta mistura.

 

O Festival de Bregenz foi criado em 1946, decorre em vários palcos, com números recorde de espectadores que assistem à sua programação ao vivo. Mas a presença do Festival estende-se também à televisão. As suas produções são transmitidas live para audiências que ultrapassam o milhão de espectadores. Uma das imagens de marca deste Festival é, desde o início, a utilização do palco flututante montado no Lago Constance. Trata-se do maior palco flutuante do mundo. A beleza do local, bem como a qualidade das produções que aí têm lugar, a sua grandiosidade e a sua extrema complexidade, são factores que contribuem decididamente para a importância deste acontecimento musical singular e para o enorme prestígio de que goza o Festival de Bregenz.

 

A LAWO tem estado, desde sempre, presente na criação colectiva desta experiência única. Desde 2005 que mesas LAWO fazem parte do sistema imersivo utilizado pelo festival, baseado na tecnologia WFS. Este sistema utiliza mais de 800 colunas e as mesas incluem 64 entradas para 128 saídas. Para a produção deste ano da ópera Carmen de Bizet, apresentada perante uma audiência de 7000 espectadores, os seus criadores beneficiaram da utilização de uma nova mesa mc296, especialmente configurada pela LAWO para servir ainda melhor o conceito imersivo do Festival. A mc296 veio substituir as mesas anteriormente utilizadas. Com este sistema é possível "mover acusticamente" cantores e orquestra, de modo a coincidirem com as suas deslocações físicas em cena, ou colocar estas fontes sonoras, virtualmente, em pontos pré determinados do auditório, independentemente do lugar onde o público se senta. O operador monitoriza o som do próprio sistema. Não há colunas nem auscultadores na cabine.

 

Saiba tudo aqui sobre esta produção da Carmen. Veja aqui mais sobre as últimas produções de Festival de Bregenz. Saiba mais sobre a mc296 e mais ainda aqui sobre outras mesas de produção áudio da LAWO. Conheça também a linha de mesas para rádio da LAWO.

 

Venha falar connosco para saber mais ainda sobre a mc2 96 e outros produtos da LAWO.

© Avantools Lda., 2018, All rights reserved  | contactos | newsletter  | notícias | apoio | BStok | trabalho