LOUDNESS
Nova legislação sobre volume sonoro
dos blocos publicitários entrou em vigor
A directiva da ERC foi anunciada em março, e acaba de entrar em vigor. A partir de agora manda o LUFS, Loudness Unit Full Scale. Vamos ajudá-lo a descobrir este novo universo.
A nova directiva da ERC introduz alterações à Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido (LTSAP).
Nela se define a “sensação de intensidade auditiva dos intervalos publicitários” que é fixada em -23 LUFS.
O Loudness Unit Full Scale é a unidade que está na base da nova directiva.
No seu preâmbulo pode ler-se que "[a] inserção de publicidade televisiva ou televenda não pode implicar o aumento do nível de volume sonoro aplicado à restante programação”, consubstanciando a violação desta norma uma contraordenação grave, nos termos do artigo 76º, nº 1, alínea a), da LTSAP."
Se o assunto tem incidência na sua actividade damos-lhe, a seguir, algumas informações úteis.
Para começar, veja a informação e a documentação da EBU sobre este assunto aqui.
Obtenha a nova directiva da ERC aqui.
Saiba mais ainda sobre a nova legislação e as circunstâncias da sua entrada em vigor aqui.
Conheça entretanto algumas das soluções para o controle do loudness que temos para si aqui e aqui.
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O seu trabalho depende do cumprimento da nova directiva. Fixe este valor: -23 LUFS.
É o seu e o nosso limite.
Algumas referências adicionais, úteis, sobre o tema loudness:
http://www.psneurope.com/the-evolution-of-audio-loudness-and-mastering-in-the-internet-age/
http://postperspective.com/review-rtw-continuous-loudness-control/
http://productionadvice.co.uk/lufs-dbfs-rms/
http://www.tcelectronic.com/loudness/loudness-explained/
http://www.pro-tools-expert.com/home-page/2016/5/23/mumbling-actors-what-do-we-do