O bolero no Japão

O TEATRO NACIONAL DO JAPÃO (TNJ) escolheu uma solução RIEDEL para as suas necessidades de intercomunicação. Facilidade de instalação, qualidade de som e estabilidade de operação foram os factores que pesaram na escolha. O TNJ conta com três salas para um total de 2300 espectadores, uma estrutura de 300 pessoas e uma produção permanente, que inclui programas muito diversificados. BOLERO e ARTIST asseguram agora uma intercomunicação sem problemas.

O Teatro Nacional do Japão é um complexo de artes situado em Tóquio, constituído por três salas, repartidas por dois edifícios. O TNJ foi criado em 1966 e é gerido pelo Conselho de Artes do Japão, uma instituição do Ministério da Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia deste país.

No edifício principal funciona o grande e pequeno auditório, com lotação de 1610 e 590 espectadores, respectivamente. O primeiro dedicado a produções de Kabuki e Buyō (dança tradicional japonesa), Minzoku Geino (artes performativas tradicionais), Gagaku (música da corte japonesa), bem como grandes produções de teatro da tradição ocidental. O segundo auditório acolhe 300 espectadores e tem uma programação voltada para o Bunraku, para a música japonesa, pequenas produções no estilo Buyō, Gagaku, Shōmyō, e teatro popular. O segundo edifício acolhe produções da tradição Bunraku (teatro tradicional de marionetes), Kabuki, Buyō, Hogaku (música tradicional japonesa) e Minzoku Geino.

Trata-se de uma organização enorme, com um staff de cerca de 300 pessoas,  que acolhe uma programação complexa, exigente e diversificada, que atrai largos milhares de espectadores anualmente.

Num espaço tão alargado, envolvendo um universo  tão vasto e um leque de actividades tão amplo, as necessidades de intercomunicação são vitais. Diz Makoto Ishi, director do departamento técnico do Teatro Nacional do Japão, que “nos últimos 10 anos, os sistemas de intercomunicação por nós utilizados revelaram-se instáveis e sujeitos a interferências e ruído.” Por isso a decisão foi de mudar para um sistema fiável e mais robusto. Depois de cuidada pesquisa, a RIEDEL com o seu sistema Bolero e Artist revelou-se a solução que permite assegurar os objectivos que o TNJ pretendia alcançar: facilidade de instalação, qualidade do som e absoluta estabilidade de operação.

Saiba mais sobre a solução RIEDEL para o TNJ aqui.

Saiba tudo sobre esta e outras soluções a RIEDEL aqui.

Venha falar connosco para saber ainda mais sobre estes e outros produtos da RIEDEL, que soluções existem para o seu problema e para conhecer exemplos das suas aplicações em Portugal.

© Avantools Lda., 2019, All rights reserved  | contactos | newsletter  | notícias | apoio | BStok | trabalho