Tecnologias IP: é hora de escolher

Expressões como AES67, DANTE ou RAVENNA, podem não dizer muito à generalidade das pessoas. Mas, acredite, no que respeita a produção audiovisual, elas estão a dominar cada vez mais a nossa linguagem corrente. Prepare-se, pois, para transportar os seus sinais e ligar os seus equipamentos por IP. Ganho imediato: vai ver-se livre da maior parte dos cabos que meandram pelo espaço do seu estúdio. O futuro corta cabos.

A digitalização da produção audiovisual é um processo em marcha desde há cerca de vinte anos.  Pese embora o facto de os conceitos físico-matemáticos que estão subjacentes a esta tecnologia terem sido desenvolvidos décadas antes, a verdade é que o poder de processamento, só desde essa altura passou permitir obter resultados aceitáveis, segundo padrões profissionais.

Registo e processamento de áudio e video, utilização de sinais de controlo e automatização de processos, são algumas das operações que a digitalização da produção proporcionou. Tudo isto veio revolucionar processos de trabalho, torná-los mais expeditos e introduzir novas técnicas de produção que se tornaram norma, entretanto.

Uma área que foi estando fora deste processo foi a da transmissão do sinal. Em geral, a ligação de módulos de produção, sobretudo quando se fala de transmissão à distância e de gestão de múltiplos sinais, acabava por voltar ao domínio analógico, comprometendo os ganhos conseguidos pela opção digital. Foi um compromisso inevitável durante muito tempo.

Mas o momento da mudança chegou. Veio carregado com nova tecnologia, mais rápida e mais poderosa. Fique a saber aqui mais sobre os novos padrões baseados na tecnologia IP.

No que respeita a est tecnologia, que aqui nos prende, baseada no IP, as vantagens da mudança são, como escrevia Felipe Santos, CTO da Glookast, "comparáveis às que foram alcançadas quando a indústria passou das fitas físicas para os ficheiros virtuais que servem para armazenar conteúdo."

Fim de história.

Está, pois, na hora de fazer a sua mudança. Que pode ser violenta ou suave. Pode alterar radicalmente os seus fluxos de trabalho ou conciliar os meios existentes com os novos, até que a transição se opere defintivamente. Qualquer das opções é legítima, mas também urgente. O futuro não vai esperar e o futuro está assente na tecnologia IP.

Na AVANTOOLS temos as soluções para os seus problemas.

Apresentamos-lhe já nestas páginas diversas soluções que temos para si. Veja nos Destaques mais detalhes sobre essas soluções.

Hoje queremos falar-lhe sobre a STUDIO TECHNOLOGIES. A marca dispõe de um conjunto de unidades com aplicações variadas, especialmente dedicadas ao broadcast (rádio e televisão), aos estúdios (áudio e video), ao live, teatros e muitos outros fins, baseado no protocolo DANTE. A ferramenta certa para cada tarefa.

Pode saber tudo sobre esta linha aqui. Saiba mais ainda sobre a STUDIO TECHNOLOGIES aqui. Veja alguns videos sobre produtos da marca aqui.

Se quiser saber mais ainda, venha falar connosco.

Mas não perca mais tempo. A revolução IP já começou.

© Avantools Lda., 2018, All rights reserved  | contactos | newsletter  | notícias | apoio | BStok | trabalho